Wednesday, February 07, 2007

A estética da vida

As pessoas nos dias de hoje estão cada vez mais preocupadas com a sua imagem estética e acabam esquecendo o verdadeiro sentido da vida e dos seus valores. Trago essa questão à tona porque recebi hoje uma mensagem nada engraçada desrespeitando pessoas que, segundo o estereótipo ideológico do que nos é passado da diferença entre o feio e o bonito, são consideradas feias.

Não irei reproduzir nenhuma dessas mensagens e tão pouco as fotografias para não disseminar ainda mais essa idéia feia de relacionar pessoas fora de tal estereótipo com textos totalmente preconceituosos. Pois, isso sim pode ser considerado feio, na verdade horrível.

Acredito que na web deveria haver alguma forma de penalizar, se é que não há, as pessoas que insistem em acreditar que mensagens preconceituosas podem ser consideradas comédia. Se há, provavelmente não tem um controle eficaz.

Lembro, no início da faculdade, de estudar uma disciplina chamada “Estética e História da Arte”. Nessa cadeira, consegui entender o motivo pelo qual o estereótipo dos gregos na Antiguidade é considerado até hoje como sendo o bonito. Mas, lembro também que isso ocorreu porque eles eram vistos como os poderosos e as pessoas em geral invejavam suas posições na pirâmide social. Entretanto, invejavam porque eram dominadas e viviam em condições subumanas como escravos. Então, provavelmente quando se é escravizado não se deve agir racionalmente.

Assim, não posso concordar com tais mensagens preconceituosas e tento fazer a minha parte. Primeiro, respeitando a todos pelo o que são e não pelo o que têm ou parecem. Segundo, me dou ao trabalho de responder a todos que me enviam tais mensagens o que penso a respeito. Não entro em conflito com essas pessoas, apenas manifesto a minha opinião na intenção de fazê-las refletir do mal que estão cometendo e lembrando-as dos verdadeiros valores que, ao meu entender, devemos seguir.

Devemos abrir nossas cabeças e agir com a atitude de pessoas bonitas de coração. O restante realmente não importa, pois todos iremos envelhecer e sair de tal estereótipo.

Porque a vida é muito mais do que um rosto ou corpo “bonito”.

1 comments:

Gabriela Zago said...

É isso aí. A embalagem é um mero invólucro sem sentido. O que importa é o conteúdo :)