Saturday, February 10, 2007

E agora... me formei e estou desempregado

Os comunicadores queixam-se muito do mercado de trabalho. Quando formados, logo dizem que estão desempregados e passam a lutar por uma vaga no mercado. As vagas para o ramo da Comunicação certamente são escassas, mas há alternativas para se exercer a profissão que não só nos tradicionais empregos do ramo.

O mercado para os jornalistas, por exemplo, vai além das redações de jornais, rádios e TVs. Pode-se trabalhar em empresas que passam a investir cada vez mais nos departamentos de comunicação. Esses setores deixam de ser simples assessorias de imprensa e passam a influenciar diretamente nas ações da empresa, desde o relacionamento com o cliente até a linha de produção.

O que parece ocorrer é que os formandos das faculdades de Comunicação se esquecem que não são apenas jornalistas ou publicitários, mas sim comunicadores.

Com o avanço da Web surgiu outro mercado em potencial para os comunicadores que é o desenvolvimento de sites e portais. As empresas precisam entrar na rede para garantir suas fatias no mercado e nada melhor do que os profissionais de comunicação para criar uma imagem a ser passada.

Na universidade se aprende diversas ferramentas e adquiri-se conhecimento suficiente para se produzir páginas para a Web numa linguagem correta. Pois, a linguagem passa a convergir diferentes mídias. Então, há nisso um bom mercado que deve ser melhor explorado pelos comunicadores.

O que vejo, não só na área de comunicação, são pessoas queixando-se da falta de empregos. Mas, vejo também que as vagas que não existem podem ser criadas pelos próprios profissionais, se mostrarem à necessidade do seu trabalho. Na verdade, se não há uma vaga no mercado deve-se criar a necessidade da tarefa para depois a vaga.

A profissão de comunicador pode ser exercida de diversas formas. Não se pode é bitolar-se nas tradicionais tarefas da profissão e achar que a comunicação gira apenas em torno dos jornais impressos, rádios e TVs.

1 comments:

Gabriela Zago said...

E mesmo que não se queira fugir do "feijão com arroz" (jornal, rádio e tv), ainda assim dá para tentar trabalhar por conta como free lancer :P Bacana o post :) Isso me lembra a plaquinha "Procura-se emprego" que era erguida de tempos e tempos durante a tua formatura :P