Monday, February 26, 2007

Surpresas se confirmam no 79ª Academy Award

O suspense esperado na premiação do Oscar desse ano foi logo mencionado no início da festa pela apresentadora Ellen DeGeneres, quando disse logo em seu texto de abertura que este era um ano especial, pois estavam lá para “celebrar os indicados” e não os vencedores.

A surpresa surgiu logo na divulgação para melhor ator coadjuvante, quando Ed Murphy era o favorito para receber a estatueta, no entanto a academia parece realmente não gostar da arrogância do ator, já que o vencedor foi Alan Arkin por sua atuação no filme “Pequena Miss Sunshine”.

Assim como na categoria de melhor longa de animação, em que surpreendentemente venceu o filme “O Pingüim”. O legal nessa parte da cerimônia foi a animação gráfica feita com os personagens dos desenhos indicados. O pingüim apareceu sorridente fazendo festa, enquanto os outros desenhos indicados foram mostrados melancolicamente tristes.

Gostaria de poder assistir os autores que também não são agraciados com as estatuetas. Se bem que é melhor só continuar mostrando os desenhos, pois assim torna-se uma brincadeira saudável, até porque desenhos não sairão da festa dando entrevistas.

O vencedor de melhor canção só não surpreendeu pela escolha de uma trilha produzida para um documentário como também pela manifestação de amor da vencedora, Melissa Etheridge, a sua mulher na cerimônia. Melissa Etheridge deu um bom beijo em sua “mulher” antes de subir ao palco para receber a estatueta e fazer seu pronunciamento. “Gostaria de agradecer a minha mulher”, assim iniciou seus agradecimentos. A sua manifestação pareceu ser perfeitamente normal a todos presentes e isso é bom, pois mostra que o preconceito já não atinge as pessoas como em outros tempos.

Dos prêmios mais esperados, os vencedores só passaram a ser conhecidos a partir da 1h e 53min da manhã. Para melhor atriz a vencedora foi Helen Mirren em sua atuação no filme “A Rainha”. Este era um dos poucos prêmios da noite que possuía um favorito e realmente se confirmou.

O melhor ator do ano foi Forest Whitaker por sua atuação em “Último Rei da Escócia”. Quem não ficou muito satisfeito com a escolha foi o outro indicado, Peter O'Toole, que assim como muitos outros teve várias indicações mas nunca foi premiado com a estatueta do Oscar.

Martin Scorsese ganhou o seu primeiro Oscar como melhor diretor e foi aplaudido em pé pelos presentes na festa mais longa da história do Oscar, que levou mais de 4h para ser realizada. O diretor ficou visivelmente emocionado em seu discurso de agradecimento.

O momento mais aguardado da noite foi para a divulgação do melhor filme do ano. A escolha seguiu a linha da maioria dos anos, em que o filme escolhido é o mesmo do melhor diretor. Sendo assim, o Oscar de melhor filme do ano foi para “Os Infiltrados” dirigido por Martin Scorsese.

A Web no Oscar:
O MySpace foi o grande vencedor da Web no Oscar deste ano. A apresentadora Ellen DeGeneres parou a cerimônia e foi até a platéia para tirar uma foto com Clint Eastwood para o seu espaço no site de relacionamentos MySpace. A brincadeira antecedeu a divulgação do vencedor na categoria de melhor fotografia que foi o filme mexicano “O Labirinto do Fauno”. Só fica a pergunta de quanto foi pago pelo MySpace para a propaganda em “cadeia mundial”. Ou será que Ellen DeGeneres gosta tanto do site?

Estrangeiros ganham espaço:
O melhor filme estrangeiro escolhido foi o alemão “Vida dos Outros”. A propósito, os estrangeiros tiveram grande papel este ano no Academy Award, visto o grande número de indicações para os profissionais de fora dos EUA. Principalmente, os latinos que ocuparam diversas poltronas na festa deste ano.

Outro filme que também foi surpresa em ser premiado foi o filme Balbel que recebeu o prêmio de melhor trilha sonora. Seu diretor, Alejandro Gonzalez Inarritu, em seu discurso fez um agradecimento a todos os latinos.

O alto número de indicações para os latinos foi mencionado por muitos críticos de cinema, inclusive comentado pelo conceituado crítico de cinema Rubens Ewald Filho.

Destaques da festa:
A festa do Oscar é sempre agraciada por diversas apresentações artísticas. Mas, este ano houve uma apresentação em especial que muito me chamou atenção. O coral de vozes apresentado antes da divulgação do premiado em efeitos sonoros foi algo realmente encantador. Ao fundo passavam imagens de filmes e a frente o coral apresentava-se fazendo a trilha sonora dos filmes apresentados. O coral fez a trilha de aviões, gotas d’água, lançamento de ônibus entre outros efeitos sonoros feitos apenas com recursos humanos, sem qualquer instrumento.

Cobertura televisiva:
Passei por todos os canais disponíveis no plano da minha TV a cabo e constatei que apenas a TNT e a Globo estavam transmitindo a cerimônia deste ano. A minha escolha foi o canal TNT por realmente simpatizar bastante com o canal. No entanto, logo no início da transmissão os apresentadores pareciam estar um tanto atrapalhados. Só não dava pra saber se eram eles que estavam errando ou se as imagens que estavam com delay, já que a narração não condizia com o que diziam. Mas, logo que começaram a chamar os vencedores isso se normalizou e a transmissão me pareceu muito boa a partir daí. A vantagem da TNT sobre a Globo foi a imagem, que incontestavelmente era melhor. Quanto à apresentação, os dois canais estavam bem representados, a globo tinha como comentarista José Wilker e na TNT tomava a frente Rubens Ewald.

Em vários momentos foi mencionado o Oscar do próximo ano, quando o evento completa 80 anos. Certamente, será preparada uma feta totalmente especial e espero que no próximo ano tenhamos algum filme brasileiro nos indicados da maior festa do cinema.

0 comments: