Tuesday, January 09, 2007

Alice na cidade das maravilhas, op’s cidade maravilhosa, tsc, seria mundo das maravilhas?

O Rio de Janeiro, conhecido no mundo como Cidade Maravilhosa, continua vivendo o seu caos. Primeiro provocado pela onda de ataques no final do ano e agora por estar sofrendo com as chuvas. Mas, e o resto do país? Parece que só Alice salva o Rio!

Parece que a temperatura de 40 graus na cidade tem provocado evaporação em demasia na cidade maravilhosa e provocado alagamento por todo o Estado fluminense. A questão é que a cidade, em que gostam de dizer - ser o cartão postal do Brasil, não está preparada nem para uma temporada de chuvas um pouco mais extensa. Ou seja, a infra-estrutura carioca não agüenta nem água por cima e os cariocas, realmente, tem tomado um banho de água fria atrás do outro.

A outra situação que os cariocas estão submetidos é por serem reféns do crime. O Rio de Janeiro vive há anos com o problema dos traficantes e agora parece que policiais e agentes de segurança descobriram um novo nicho de mercado nessa situação. Estão “vendendo” segurança através das milícias que passam a surgir nos morros da cidade. As milícias, segundo a revista Isto É, cobraria taxas sob o gás, TV a Cado, Luz, entre outros, para garantir a segurança das favelas. Também segundo a revista, mais de 50 favelas já teriam sido liberadas do tráfico e passado ao controle das milícias.

Bem ou mal, as milícias parecem liberar as famílias dos traficantes. Mas, estas, agora, tornam-se reféns dos seus próprios libertadores. Para quem gosta um pouco de história, indico a leitura sobre o surgimento da máfia nos Estados Unidos. A partir da “venda de segurança” e “garantia de liberdade” para o trabalho surgiram as máfias na cidade nova-iorquina, considerada na época como a mais perigosa no mundo. O filme Ganges de Nova York (tradução no Brasil) mostra um pouco do caos da cidade, de forma até engraçada.

Agora, a grande questão é que parece que para se acreditar que o Rio é uma cidade maravilhosa seria necessário acreditar-se também nos personagens de Alice no Mundo das Maravilhas. Talvez tais personagens pudessem salvar a cidade dessa situação.

Pode parecer um pouco de implicância com o Rio de Janeiro. Mas, o que é necessário ressaltar é que a cidade carioca não mudou nada. Há muitos anos vive tal situação. Na verdade, sempre viveu. O que vemos agora é uma população cansada que passa a revoltar-se com o crime e procurar alternativas (milícias) para garantir sua segurança. Em função dessa revolta dos “civis” o crime organizado contra-ataca e o Rio passa a viver o que pode ser o início de uma guerra civil. Exagero ou não, é só compararmos com a situação de outros países. Morre mais pessoas no crime carioca que em muitas guerras declaradas pelo mundo.

Mas, o que precisamos, em primeiro lugar fazer, é mostrar ao mundo que o Brasil é muito mais que o Rio de Janeiro. A situação da segurança é um problema em vários estados brasileiros. Mas, assim como no mundo. Pois o país todo poderoso do mundo (EUA) tem o maior índice de consumo de drogas do planeta, maior financiador do crime. Então, lá também há problemas de segurança.

Então, o que é necessário é rasgar esse cartão postal brasileiro e ressaltar-se tantos outros. Que pode ser encontrado no próprio litoral fluminense, como Angra dos Reis, por exemplo. Há ainda todo o nordeste, litoral catarinense, serras pelo país, Pantanal, Amazônia. Pergunto-me sempre: por que o cartão posta do Brasil tem que ser uma cidade que vive em caos?

Todos se lembram do 11 de setembro. As Torres Gêmeas eram o cartão postal da cidade de Nova York, ao menos a visão do sul de Manhattan. Agora, percebam as últimas imagens que vimos da cidade americana e repare o quanto eles voltaram a valorizar o Empire States. Então, nada mais é do que uma visão publicitária da cidade.

O Brasil fala tanto em turismo mas parece não aprender a valorizar os seus pontos de vista mais expressivos. Tanta coisa boa para se mostrar e por que continuar insistindo na cidade “maravilhosa”?

Lá, de maravilhoso só pra quem acredita em ficção. A propósito, o Rio seria um ótimo set para um filme de ação, daqueles bem fictícios. Pois, só os mocinhos invencíveis do cinema de Hollywood para sobreviver no Rio de Janeiro.

A única dúvida é que seria o vilão, poderia ser um ahh “garotinho”!

0 comments: