Wednesday, August 29, 2007

Wal Mart, Dow Chemical, CIA e Vaticano podem estar editando a Wikipédia

As empresas e instituições, como Wal Mart, Dow Chemical, CIA e Vaticano foram detectadas como possíveis editores da Wikipédia por um programa desenvolvido pelo estudante californiano, Virgil Griffith, que identifica os computadores onde são feitas as alterações nos textos da enciclopédia on-line.

A Wikipédia sugere um espaço para a construção de um conhecimento coletivo sobre qualquer tipo de assunto. O propósito é que voluntários, conhecedores de determinados temas, tenham um espaço para compartilhar o seu conhecimento. Agora, se essas empresas e instituições passam a fazer tais alterações, os textos podem estar sendo manipulados para que suas imagens sejam mantidas.

Não duvidava que isso já pudesse ocorrer, mas com essa ferramenta que identificou esses editores "voluntários", fica claro que o cuidado com o que se lê na Wikipédia deve ser redobrado.

Veja o trecho abaixo retirado da notícia do site Publico.PT:

"Detectou por exemplo que alguém da empresa Dow Chemical apagou uma passagem sobre o acidente de Bhopal, na índia, em 1984, quando foi libertado um gás venenoso de uma fábrica da Union Carbide (agora propriedade da Dow)."

Isso mostra que a Wikipédia pode não estar apenas a serviço do cidadão, mas também das empresas que desejam iludi-lo.

O crédito da informação é de Jan Alyne Barbosa que fez uma postagem divulgando a descoberta no blog do GJOL.

0 comments: