Wednesday, August 01, 2007

Mídia na mira do PT

A executiva do PT nacional aprovou ontem (31) uma resolução para que os seus militantes, partidários e que ocupam mandatos venham a combater a mídia. Na notícia do site do próprio partido, que também traz o texto completo da resolução, é afirmado que "a campanha de 2008 já começou". Eles alegam que a mídia está aproveitando-se de fatos como o acidente da TAM para ir contra o PT e o governo Lula.

Esse episódio muito me preocupa, pois desconheço até que ponto um partido pode convocar seus apartidários e simpatizantes a combaterem um dos meios que é de fundamental importância para a sustentabilidade da democracia. O governo Lula, no meu entender, é até poupado pela mídia. Pois, lembro de governos anteriores, quando não havia tantos escândalos políticos envolvendo corrupção, em que a mídia batia fortemente nos governantes.

Essa convocatória do PT me parece um desvio da atenção dos seus próprios militantes da veracidade dos fatos. Independentemente de partido, não me lembro de ter visto tantos escândalos de corrupção no país como nos últimos anos. O país certamente está crescendo e a renda subindo, como é citado na notícia, mas não de forma sustentável como deveria para vir a tornar-se auto-suficiente, com uma economia sólida. O crescimento do Brasil, hoje, é conseqüência da economia globalizada que favorece o nosso país e não só pela política do governo Lula, pois os juros continuam altos e o câmbio desfavorável para a exportação, o que é totalmente prejudicial para um país que deseja crescer.

Mas, junto a esse crescimento existe todo um sistema no país que sofre com os gargalos logísticos. As estradas mal condicionadas, portos com problemas de calados, aeroportos que nem é necessário exemplificar, são problemas que atrapalham freqüentemente o PIB nacional. Tirando o fato dos aeroportos, pouco vejo ser noticiado na mídia os outros problemas que são de responsabilidade do Governo Federal. Então, vejo que o PT e o seu governo têm sido de certa forma poupados. Não é preciso muita força para lembra de quanto o problema do apagão energético foi notícia na mídia durante o governo Fernando Henrique. Agora, pouco se vê do apagão logístico do atual governo.

Esses são alguns exemplos para que fique claro que o atual governo não tem sido vítima da mídia e sim mais poupado do que pensa ser atingido. Então, utilizar-se de sua militância e ao mesmo tempo iludi-la de que a sua política esteja sendo agredida é o que chamo de "cegueira frente aos fatos". Mas, o que também não poderia ser considerado muito problema num país em que o presidente nunca sabe de nada quando se trata de corrupção no seu alto escalão.

Pode ser um exagero, mas só espero que isso não acabe numa Venezuela II, onde parte da população foi iludida a acreditar que a oposição estava sendo prejudicial àquela nação e acabaram caçando a concessão de um dos seus mais importantes veículos de comunicação. Nesse aspecto eu elogio o PT, que quando era oposição fazia um importante e excelente trabalho para o Brasil. Pena que como governo não teve tanto sucesso.

Oposição para mim é como a livre concorrência, onde os bons comerciantes a utilizam para diferenciar-se no mercado, positivamente, e que todos os nossos políticos utilizem aquele velho jargão do campo da administração que sugere "tirar-se de um problema uma oportunidade".

Esse fato foi notícia também no site comunique-se.

1 comments:

Anonymous said...

:(...
"Tu traiu o movimento do Intercom, mano!!!"