Saturday, October 28, 2006

Salão da Puc coloca pesquisas a prova

A apresentação no Salão de Iniciação Científica da Puc, realmente, pode ser considerada um teste à sua pesquisa. A banca é muito exigente e eles criticam bastante, seja de forma positiva ou negativa.

A apresentação da pesquisa que faço foi feita pela minha colega Gabriela Zago e acredito que ela tenha sido muito boa. A minha participação se resumiu a defesa depois da apresentação frente às perguntas da banca. Depois de assistir alguns trabalhos anteriores resolvi não deixa-la só com aquela banca “exterminadora”.

O motivo de achar que a apresentação da Gabi foi boa está sustentado nas perguntas feitas, já que um dos avaliadores apoiou o nosso trabalho como sendo uma pesquisa que “realmente é iniciação científica” e, também, pela avaliação de outra professora que complementou dizendo que foi importante por identificarmos um problema que ocorre atualmente no webjornalismo brasileiro: o copia e cola de notícias provindas de agências de notícias que estaria homogeneizando a informação na rede.

A pesquisa já havia sido apresentada por nós no Intercom em Brasília e, agora, em Porto Alegre, achamos mais proveitoso pelo fato de ter sido a primeira vez que estávamos defendendo frente a uma banca. Os avaliadores nos sugeriram que aproveitemos os dados para outras análises, já que os nossos números tabulados podem servir de objeto de outros estudos. Outra dica é de que pesquisemos para apontar soluções, o que nos deixou contente, já que estamos dando andamento à nossa pesquisa em Web 2.0, que é tema também do meu futuro mestrado.

À tarde de ontem estive reunido com a Dra. Magda Rodrigues da Cunha, da Puc, para que ela seja minha orientadora nos próximos dois anos em meu mestrado. Esse foi o principal motivo da minha ida a Porto alegre, para apresentar a idéia sobre a linha de pesquisa que desejo seguir e, pelo que percebi, ela se interessou muito em me orientar. Na conversa, vi o quanto é importante a iniciação científica para nos preparar para o mestrado e, principalmente, a leitura que me garantiu referenciar tudo o que falava. Outro aspecto que contribuiu foi os conhecimentos adquiridos com minha professora e orientadora, Raquel Recuero, em que percebi o quanto ela nos mantém informados das últimas tendências em jornalismo digital. Claro que sou suspeito em elogiá-la, mas realmente sua contribuição foi extremamente importante. Visto a quantidade de livros e artigos indicados, sem falar nas aulas relacionadas ao jornalismo digital ministradas por ela.

O trabalho da Raquel com seus orientandos é realmente essencial para a continuidade de nossas vidas acadêmicas. Por isso, deixo a dica para os colegas do curso que ainda irão precisar de orientador e que seguirão a linha de Internet que, antes, conversem com a Raquel.

Agora só falta fazer a prova, pois já consegui convencer alguém a orientar mais uma maluquice minha. Aliás, o que seria das universidades sem seus acadêmicos malucos? :)

1 comments:

Gabriela Zago said...

Perto do quanto detonaram os outros... até que não nos criticaram tanto :) E a banca deu ótimas contribuições para futuras continuações da pesquisa. Também teve aquela sugestão de continuar com o mesmo método até conseguir "provar" que toda a editoria de Esporte do jornalismo online não funciona :P
Tua ida a Poa foi duplamente útil: me ajudasse nas perguntas, e ainda, de quebra, conseguisse uma orientadora :)
E a iniciação científica é realmente muito útil para já entrar em um mestrado tendo conecimento de grande parte dos autores do mundo da comunicação :P :D