Thursday, October 19, 2006

Juremir Machado da Silva palestra em pelotas

O professor Juremir Machado da Silva, da Puc-RS, fez uma palestra aos alunos da escola de Jornalismo da UCPel na noite desta quinta-feira (19). O tema da palestra tratava do profissional de jornalismo e o mundo acadêmico.

De forma hilária o professor contou a sua vida como profissional de jornalismo, passando pelos veículos Zero Hora, Folha de São Paulo e Correio do Povo, este último é um dos seus empregos atualmente. O outro trabalho de Juremir é como professor universitário, na Puc, e isso o credencia para tratar do tema proposto à palestra.

Na palestra ele falou que as duas áreas não se fundem em função dos preconceitos das redações e, também, das universidades. Contou que em seu primeiro trabalho o seu editor reclamara que o seu texto estava muito filosófico e que aquilo era para ser trabalhado na universidade. No meio acadêmico, enquanto fazia mestrado, os seus colegas e professores reclamavam que seu texto era pouco teórico. Assim, como até hoje, disse que os veículos preferem passar “besteiras” a dar cultura aos seus leitores e que no meio acadêmico a linguagem é tão confusa e literária que fica inacessível a muitos.

Para Machado os profissionais devem buscar cada vez mais conhecimento e cultura. Ele destacou o fraco vocabulário dos alunos ao entrarem na universidade, por não terem sido estimulados à leitura no tempo da escola. Acredita que só a partir da universidade os alunos passam a perceber o valor que a leitura tem para a construção do conhecimento.

Juremir falou, ainda, da influência que a revista Veja tem sobre a população. Na opinião dele “nenhuma”, pois se tivesse o Lula “não ganharia a eleição”. De fato parece não ter influência alguma. “Há quatro anos a Veja fala mal do governo Lula e, no entanto, lula irá se reeleger”, ressaltou ele. Alias, ele falou que a imprensa brasileira não manipula a opinião pública e justificou com esse exemplo citado.

Disse que um dos motivos segue nas duas áreas, profissional e acadêmica, em busca, também, de melhor remuneração. O que serve como uma boa dica, para os profissionais que se queixam dos seus salários.

As informações passadas pelo professor hoje certamente serão úteis para os futuros profissionais que o curso está formando. Mas, o meu melhor proveito foi o rápido papo que tive com o professor após a palestra, ele deu dicas de orientadores e como devo fazer para garantir uma vaga no mestrado da Puc. :)

0 comments: