Wednesday, October 11, 2006

TCC me faz mudar de endereço

O meu novo endereço é a Universidade Católica de Pelotas, Campus II, BIBLIOTECA.

Pois é, o ano está chegando ao seu fim e está chegando a hora de entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tive algumas dificuldades com o que já havia feito e acabei tendo de reescrever todo o primeiro capítulo. Agora, parece que consegui encontrar a linha e o trabalho está fluindo.

O meu TCC é sobre Gêneros Jornalísticos e pretendo identifica-los na Internet. Para isso, estou fazendo sua classificação e histórico na mídia tradicional. Hoje, encerro essa parte e apresentarei a minha orientadora. Após, farei um histórico da Web e depois identificarei os gêneros da mídia tradicional na rede.

Os Gêneros Jornalísticos são, sucintamente, classificações que diferenciam a forma de produção e mediação de fatos e acontecimentos. O meu trabalho pretende classificar esses Gêneros nos meios jornalísticos tradicionais (impressa, radiofônica e televisiva) e os contrapor com a Internet.

Com isso, poderei identificar se os gêneros dos meios tradicionais podem ser classificados da mesma forma na Internet ou se novos gêneros surgem. As características de interação e de maior participação do leitor na produção de informações, que aparecem em grande grau na rede, poderiam fazer com que novas classificações sejam necessárias.

Mas, antes de se entender essas classificações foi necessário saber porque o homem busca, historicamente, manter-se informado. Por isso, antes, fiz um relato comparando o surgimento do jornalismo com algumas características da Internet. O homem no início do jornalismo queria entender os fenômenos para poder compreender a vida e enfrenta-la. Assim como nos dias de hoje, que o homem se comunica cada vez mais através da Internet para estar inserido nesse processo comunicativo e não ficar para trás.

0 comments: