Wednesday, September 13, 2006

Iniciação científica é realmente gratificante

Os congressos científicos podem ser mais do que importantes para o nosso conhecimento, eles se tornam gratificantes para alunos, professores e profissionais que se interessam em pesquisas. O Intercom 2006 – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado na Universidade de Brasília, foi um acontecimento a parte neste ano. Os alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores tiveram a oportunidade, no feriadão de Sete de setembro, de exporem os resultados de suas pesquisas e aperfeiçoarem seus estudos em um evento organizado de forma excelente.

A minha participação este ano foi mais do que como congressista, apresentei em conjunto à Gabriela Zago os resultados de nossa pesquisa, A Produção de Notícias Online na Era da Globalização, no Intercom Júnior. A hipótese que vínhamos trabalhando é de que “o jornalismo da web poderia estar seguindo as tendências da globalização e provocando uma homogeneização da informação através da publicação de textos, provindos das agências de notícias, na íntegra ou sem nenhuma edição”. A experiência de apresentar o trabalho foi excelente e contribuiu de forma expressiva à minha vida acadêmica. Após meses de empenho, com a orientação da professora Raquel Recuero que também apresentou sua pesquisa, pudemos expor o que vínhamos estudando e compartilhar os dados confrontados às teorias e conceitos aprendidos na faculdade. O fato de estarmos estreando em apresentações em congressos fez com que nos preocupássemos tanto com a preparação para a apresentação que, no dia anterior quase não dormimos, até que tudo fosse passado e repassado. Após a apresentação, vendo que havíamos conseguido passar o que desejávamos, sentimos aquela sensação de dever cumprido.

A experiência mostrou que com pesquisas em Comunicação se adquiri domínio em vários assuntos que provavelmente não iríamos aprender em sala de aula. Pesquisa é algo, às vezes, solitário, mesmo que em grupo há momentos em que você passa horas lendo assuntos que jamais leria e pode até pensar que não será proveitoso. Porém, na medida que se vai desenvolvendo, você absorve temas antes inexplorados e, com o tempo, não quer mais parar. A divulgação dos resultados é o ponto auge do trabalho, em que você coloca a teste suas hipóteses e conclusões. Por isso, o medo que se sente em chegar a hora e não saber comprovar algo apresentado é eminente. Mas, quando se encerra, sabe-se que aquilo a algo contribuiu e o mais interessante é que você é o maior beneficiado. Pois, os questionamentos comparados aos outros trabalhos levam a aprimorar a sua própria pesquisa.

O bom é que não se para por aí, já que ao assistir outros trabalhos, como foi o caso da pesquisa do Dr. Alex Primo, outra situação proveitosa em congressos, nos leva a querer explorar outros temas. A apresentação de Alex Primo nos sugeriu outra hipótese que diz respeito à Web 2.0. Assunto de nossa próxima pesquisa que nos levará a apresentações em outros congressos. Dessa vez, já com um pouco mais de experiência, que a partir de agora, também, será compartilhada nesse blog.

O fato é que, como diz a Gabi, foi muito divertido. Valeu guria :)

1 comments:

Gabriela Zago said...

Bah! Conseguisse passar pro papel (suporte virtual.. mas teu blog parece um papel :P) tudo o que também penso sobre pesquisa em comunicação. Muito bom! :D
E vai dizer que não foi mega divertido apresentar o trabalho? Apesar de todos os contratempos, deu tudo certo no final :) E a gente ainda ficou com mais vontade de apresentar em outros lugares! :D hehe

Seja re-bem-vindo à blogosfera!
Boa sorte com o blog! Gostei do título! :)