Wednesday, September 20, 2006

Sistema permite produção de textos coletivos em tempo real

Google está prestes a lançar versão final de sistema que pode revolucionar escrita coletiva

A Google está prestes a disponibilizar a versão final do Writely na Internet. A versão Beta está no ar há algum tempo e já pode ser utilizada para a produção de textos em coletividade. O sistema de escrita e edição tem sua plataforma parecida com os editores de textos tradicionais como o Word e o Open Office. As vantagens são que os textos podem ser escritos em qualquer terminal com acesso à rede dispensando a instalação de um software específico e, ainda, o acesso é gratuito.

O Writely permite escrever um texto em conjunto a outros usuários em tempo real. O sistema é muito eficiente e, inclusive, está preparado para enfrentar as situações em que os usuários estão, instantaneamente, editando o mesmo trecho do texto. Nesses casos, o último usuário a salvar o arquivo recebe uma mensagem da sua versão escrita e já pode copiar e colar para que não perca a sua parte ou, ainda, inserir um comentário dentro do próprio texto, simplesmente teclando as teclas Ctrl+M.

Os textos vão sendo construídos em conjunto possibilitando, também, que os participantes escrevam em tempos diferentes. Para isso, o Writely mantém um histórico de tudo o que está sendo modificado, caso seja necessário recuperar a versão anterior. A qualquer momento pode-se convidar um outro participante a ser colaborador do texto e, ainda, divulga-lo na Internet. O usuário só precisa de convite para poder colaborar com outros textos, caso deseje criar seus próprios textos basta acessar o site http://www.writely.com/ e fazer sua inscrição.

Os arquivos gerados são compatíveis com Word, RTF, Open Office, Html e PDF. Os documentos podem tanto ser salvos nesses formatos como, também, esses formatos podem ser importados para dentro do Writely. Isso permite que trabalhos produzidos anteriormente migrem para o sistema e possibilitem a inclusão de colaboradores. Os convites são feitos através do envio de um e-mail fornecido pelo usuário que deseja convidar um colaborador, assim como se convida alguém para fazer parte do Orkut.

A ferramenta é uma solução para os trabalhos em grupo de alunos universitários. Assim, não seria mais necessário o encontro físico para a produção de um texto em conjunto. Os pesquisadores e produtores em co-autoria também podem beneficiar-se dessa nova tecnologia que estimula a coletividade na construção de trabalhos científicos e acadêmicos.

A Internet tem proporcionado o desenvolvimento de conhecimento em coletividade através de suas ferramentas interativas. Os sistemas permitem uma construção coletiva do conhecimento, proporcionando a efetivação de um raciocínio crítico dos seus usuários. A participação possibilitada pelo alto grau de interação vem contribuindo para tal desenvolvimento.

Os textos possuem cada vez mais contribuição de terceiros, sejam eles através de posts, nos blogs, ou mesmo nas notícias dos veículos tradicionais que já permitem aos seus leitores fazerem comentários. As ferramentas têm suas tecnologias apuradas desenvolvendo sistemas que tornam as trocas de informações, entre os usuários, cada vez mais participativas e velozes. O Writely possibilita esse processo aos interagentes em tempo real.

O que pode ser feito com o Writely?
· Fazer upload de documentos Word, Open Office, RTF, HTML ou texto (ou criar novos documentos do zero).
· Usar o simples editor WSIWYG para formatar os seus documentos, corrigir ortografia, etc.
· Convidar outros usuários para compartilhar os seus documentos (por e-mail).
· Editar documentos online com quem você quiser.
· Ver o histórico de revisão de seus documentos e revertê-los a qualquer versão anterior.
· Publicar documentos on-line para todo mundo, ou orientados somente para quem você quiser.

· Fazer download dos documentos à sua área de trabalho em formato Word, Open Office, RTF, HTML ou ZIP.
· Publicar documentos diretamente no seu blog.

Saiba Mais:
Writely Help Center

0 comments: