Sunday, March 11, 2007

Quem conta a história conta a estória que deseja

A cultura de um povo pode ser vista até o ponto em que ela conhece a sua própria história. A história dos países mais antigos é de conhecimento da maioria das pessoas que concluíram o ensino médio. Pois, quando se está na escola muito se estuda sobre as civilizações que após anos viriam a colonizar os países do “Novo Mundo”.

O estudo dessas antigas sociedades é importantíssimo para compreendermos nossa própria história, já que elas foram as responsáveis em colonizar nossos países e torná-los “civilizados”, como por exemplo Espanha e Portugal que colonizaram a América Latina.

Mas até que ponto vale deixar de conhecer a nossa própria história para estudar essas antigas civilizações. A questão me foi despertada ao assistir a entrevista com Alberto Granados ao falar sobre sua viagem com Ernesto Guevara de La Serna (Che Guevara). O relato da viagem inspirou o filme “Diários de Motocicleta ”, lançado em 2004. No trecho abaixo, retirado da entrevista com Alberto, ele explica um dos motivos que o levou a viajar explorando a América Latina.

“Nosotros, como dos buenos críticos, nos dábamos cuenta que conocíamos mucho, pero de lo que pasaba en países de la Europa, de cómo era la civilización cretense, romana e griega. Y sin embargo, no conocíamos nada de América Latina”. (Alberto Granado)

A essa justificativa pude ver que realmente estudamos pouco das civilizações que estão mais próximas de nossos países. O que quero dizer é que muito sabemos dos portugueses e espanhóis. Mas, pouco se estuda dos povos que habitavam esse continente antes dos colonizadores.

Assim, fico com o mesmo questionamento feito por Che Guevara. Como seria as civilizações da América Latina se não tivéssemos sido colonizados?

0 comments: