Thursday, March 15, 2007

Click RBS está padronizando ou se preparando para a personalização?


Há algum tempo fala-se em personalização de conteúdo na Web. Alguns sites de veículos estrangeiros, como o Washington Post por exemplo, já se adequaram a este elemento proporcionado pela Internet faz tempo. Mas, os pioneiros foram os agregadores e sempre revolucionários como o Google.

Os sites que permitem personalização possibilitam que o usuário faça da sua página inicial um ambiente próprio, com os seus interesses em destaque. Na página inicial personalizada do Google, por exemplo, pode-se acompanhar o seu próprio e-mail, ter a previsão do tempo da sua cidade, colocar ferramentas de agenda, RSS, entre outras. O legal é que depois pode-se acessar a página inicial de qualquer local com a sua cara.

Isso não é novidade para nenhuma pessoa que esteja acostumada a utilizar a Web de forma um pouco mais avançada. No entanto, para os veículos nacionais parece que não há muita preocupação com tal personalização, já que não conheço nenhum portal brasileiro que possibilite a utilização desse elemento.

O assunto me chamou atenção quando visitava o portal Click RBS e verifiquei que todo o conteúdo do site está disposto num layout padronizado. Ou seja, pela diagramação do site você até fica com vontade de mudar os blocos de lugar. Uma rápida visita no portal já possibilita que se perceba isso.

Então, fiquei na dúvida se o Click não estaria preparando-se para possibilitar aos seus visitantes essa facilidade. O que o tornaria pioneiro no Brasil, falando-se de sites de notícias que estão ligados a veículos de grande abrangência.

Espero que estejam fazendo realmente isso, pois o que se tornaria uma novidade nos sites noticiosos brasileiros de grande abrangência já é de praxe para uma grande parte dos portais estrangeiros.

WHAT IS MYWASHINGTONPOST.COM?
Mywashingtonpost.com is a free on-line feature that enables you to create your own personal page with content from washingtonpost.com. Each time you visit your page, only the content that you care about is displayed! Creating your page is quick and easy. Simply "customize" the areas that interest you from a wide variety of topics:

Headlines Weather Entertainment Sports Comics D.C. Area Traffic
Jobs Lottery My Community Horoscopes Stock Portfolio Favorite Links

(disponível em http://www.washingtonpost.com/wp-srv/mywp/html/FAQ.html#what%20is)

0 comments: