Tuesday, December 19, 2006

ÁGUA: cuide da sua terra Brasil

O calor do verão de costume nessa época do ano demorou a chegar mas veio. A primavera de 2006 foi atípica na maioria das regiões do Brasil. Em algumas delas, a população precisou retomar seus casacos de inverno devido às baixas temperaturas marcadas. Mas, o verão está aí e o calor cada vez mais intenso, prometendo uma boa temporada de férias para as pessoas que ainda têm a possibilidade de aproveitar alguns dias de verão para ir às praias brasileiras. Porém, há de se levantar uma questão muito importante que atinge a todos, em férias ou não, que diz respeito à quantidade reduzida dos reservatórios de água na maioria das regiões.

O mundo em geral passa a viver com a adversidade da falta de água. No Brasil, somos privilegiados na maioria dos estados. No entanto, já há cidades que vivem com o problema constante da falta de água. Como é o caso da região da campanha do Rio Grande do Sul que está há mais de um ano em racionamento constante. Ainda mais, levando-se em conta que a primavera atípica fez com que as chuvas, normalmente intensas nessa época, fossem escassas.

O que podemos ver é que o problema de água já começa a apresentar-se no país em que tudo é abundante, ao menos era há algumas décadas, já que os problemas passam a surgir. Por isso, é preciso que a população comece a conscientizar-se mais quanto aos recursos naturais oferecidos por essa “terra maravilhosa” para que no futuro não seja necessário moldar-se aos costumes europeus, em que a natureza já foi tão prejudicada no ponto de tornar-se irreversível tais desperdícios.

Nesse verão, tenha consciência quando for lavar o carro, molhar a grama, trocar a água da piscina, para que possamos continuar levando as nossas vidas de uma forma tranqüila e saudável. Pois, se nós não cuidarmos do que é nosso, quem irá cuidar.

A França é conhecidíssima no mundo pelos seus costumes gerados pela falta de água. Você já pensou seguir tais costumes em um país tropical como o Brasil?

Por isso, reflita e se conscientize para que não soframos as mesmas conseqüências.

Thursday, December 07, 2006

DEFESA: um momento impar

A banca de defesa ontem foi ótima. Havia algumas questões no meu trabalho que mereciam mesmo uma discussão. Os professores que fizeram parte da minha banca contribuírem muito com suas colocações a respeito dos assuntos abordados.

Mas no final, depois de muito esforço acabou que tirei DEZ e a minha orientadora Raquel Recuero teve grande parte nisso, pois muitas partes elogiadas no trabalho diziam respeito a coisas que ela havia pedido para fazer.

Bom, e como a Gabi mesmo diz que “na minha vida esta vindo tudo em blocos” não poderei me estender muito, pois tenho que voltar daqui a pouco para Porto Alegre para definir o que farei daqui para frente. Quanto a isso voltarei a escrever em postagens futuras, assim como dos assuntos da minha monografia.

Ah, já sou um jornalista graduado e espero poder cumprir em minha profissão o que escrevi na primeira postagem nesse blog, trabalhar com responsabilidade em proveito da coletividade.

Saturday, December 02, 2006

Brasil aos olhos da CNN

A CNN passou uma semana veiculando uma série especial que tinha como tema o Brasil. A série Eye on Brazil: Land of Contrasts ficou no ar até a sexta-feira (1/12) e tomou como referência a cidade do Rio de Janeiro. O assunto é capa do site comunique-se desde ontem e tem gerado polêmica entre os jornalistas brasileiros, já que o país é muito mais que somente o Rio de Janeiro.

A imagem do nosso país no exterior é sempre muito importante para desenvolver o turismo e atrair investidores. Porém, é preciso perceber-se que os norte-americanos, normalmente, vendem uma imagem distorcida dos países da América Latina. Assim, como de outros locais do mundo.

Lembro, nos anos 90, de assistir filmes em que passavam imagens do Brazil. Brazil com "z" mesmo, pois as cenas que lembro de ver nada tinham a ver com a realidade do nosso Brasil. Nos filmes o nosso pais parecia estar tomado por traficantes, prostituição infantil e circos. Sabemos que isso existe e devemos alertarmo-nos, mas não generalizarmos. Pois, no Sul, a situação é bem diferente da do Rio de Janeiro, felizmente melhor.

Não se pode apresentar um país do nosso tamanho tomando-se apenas uma cidade como referência. Aquela realidade [apresentada nos filmes] não ocorre nem no Sul e nem no Rio, não naquela proporção.

Então, cada vez que uma rede estrangeira vem aqui fazer algum documentário desse porte, fico receoso com o que estão mostrando. Alguém já se perguntou qual é a realidade em países como a Colômbia, por exemplo. Será que aquela imagem de selva, cidades em ruínas e traficantes fortemente armados por todos os lados, andando em seus Jeeps como loucos, é o que realmente se passa naquele país.

O documentário da CNN será reprisado neste sábado (2/12), às 13h e 18h, e no domingo (3/12), às 18h. Vale a pena checar qual é a imagem que os gringos estão passando de nós.

Só espero que não seja a de cariocas que passam o dia na praia e levam a vida a base de choop. Pois, na verdade, nem os próprios cariocas levam a vida assim.

Lembre-se daquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Friday, December 01, 2006

Trânsito maluco

O trânsito na estrada de Rio Grande para Porto Alegre pode ser comparado a um front de guerra, visto tamanha insegurança causada, principalmente, pelo grande movimento de caminhões que se destinam ao porto riograndino e, ainda, de uma estrada estreita que já deveria ter sido duplicada.

No último mês tenho estado nessa batalha em função de alguns compromissos que tenho tido em Porto Alegre e não há se quer uma viagem que não presencie um acidente. A estrada é muito estreita e o movimento intenso. Caminhoneiros não respeitam a sinalização e ultrapassam em qualquer lugar. A propósito, sinalização que parece estar errada em muitas curvas em que segunda as fachas no meio da pista é permitida a ultrapassagem, no entanto deveriam proibir.

Ontem presenciei mais um acidente, várias ambulâncias e carros destruídos. Porém, isso foi logo no início da viagem. A partir daí, tive de iniciar uma luta para que caminhões não passassem por cima de mim. Os caminhões estão cada vez mais rápidos e perigosos. Alguns, pareciam realmente malucos descontrolados.

A estrada deveria ser duplicada, visto tamanho movimento, e a fiscalização deveria ser maior, para que os motoristas respeitassem mais as regras de trânsito. Assim, poderíamos ter mais tranqüilidade em viajar e não ficarmos estressados a cada vez que se sai para uma estrada. Afinal, pagamos uma conta cara para isso. São 10 pedágios para quem vai e volta de Porto Alegre.

O transporte ferroviário seria outra solução para desafogar as estradas brasileiras. Porém, nem a imprensa parece preocupar-se com isso. São raras as reportagens que lemos e falam a respeito do assunto. Isso, contribuiria principalmente para resguardar a vida das pessoas que precisam viajar a trabalho ou apenas saem a lazer e podem não voltar.

É triste, mas é a realidade a que somos submetidos a enfrentar.

Nessas condições, desejo apenas uma coisa aos viajantes:

SORTE...