Friday, December 01, 2006

Trânsito maluco

O trânsito na estrada de Rio Grande para Porto Alegre pode ser comparado a um front de guerra, visto tamanha insegurança causada, principalmente, pelo grande movimento de caminhões que se destinam ao porto riograndino e, ainda, de uma estrada estreita que já deveria ter sido duplicada.

No último mês tenho estado nessa batalha em função de alguns compromissos que tenho tido em Porto Alegre e não há se quer uma viagem que não presencie um acidente. A estrada é muito estreita e o movimento intenso. Caminhoneiros não respeitam a sinalização e ultrapassam em qualquer lugar. A propósito, sinalização que parece estar errada em muitas curvas em que segunda as fachas no meio da pista é permitida a ultrapassagem, no entanto deveriam proibir.

Ontem presenciei mais um acidente, várias ambulâncias e carros destruídos. Porém, isso foi logo no início da viagem. A partir daí, tive de iniciar uma luta para que caminhões não passassem por cima de mim. Os caminhões estão cada vez mais rápidos e perigosos. Alguns, pareciam realmente malucos descontrolados.

A estrada deveria ser duplicada, visto tamanho movimento, e a fiscalização deveria ser maior, para que os motoristas respeitassem mais as regras de trânsito. Assim, poderíamos ter mais tranqüilidade em viajar e não ficarmos estressados a cada vez que se sai para uma estrada. Afinal, pagamos uma conta cara para isso. São 10 pedágios para quem vai e volta de Porto Alegre.

O transporte ferroviário seria outra solução para desafogar as estradas brasileiras. Porém, nem a imprensa parece preocupar-se com isso. São raras as reportagens que lemos e falam a respeito do assunto. Isso, contribuiria principalmente para resguardar a vida das pessoas que precisam viajar a trabalho ou apenas saem a lazer e podem não voltar.

É triste, mas é a realidade a que somos submetidos a enfrentar.

Nessas condições, desejo apenas uma coisa aos viajantes:

SORTE...

0 comments: