Saturday, December 02, 2006

Brasil aos olhos da CNN

A CNN passou uma semana veiculando uma série especial que tinha como tema o Brasil. A série Eye on Brazil: Land of Contrasts ficou no ar até a sexta-feira (1/12) e tomou como referência a cidade do Rio de Janeiro. O assunto é capa do site comunique-se desde ontem e tem gerado polêmica entre os jornalistas brasileiros, já que o país é muito mais que somente o Rio de Janeiro.

A imagem do nosso país no exterior é sempre muito importante para desenvolver o turismo e atrair investidores. Porém, é preciso perceber-se que os norte-americanos, normalmente, vendem uma imagem distorcida dos países da América Latina. Assim, como de outros locais do mundo.

Lembro, nos anos 90, de assistir filmes em que passavam imagens do Brazil. Brazil com "z" mesmo, pois as cenas que lembro de ver nada tinham a ver com a realidade do nosso Brasil. Nos filmes o nosso pais parecia estar tomado por traficantes, prostituição infantil e circos. Sabemos que isso existe e devemos alertarmo-nos, mas não generalizarmos. Pois, no Sul, a situação é bem diferente da do Rio de Janeiro, felizmente melhor.

Não se pode apresentar um país do nosso tamanho tomando-se apenas uma cidade como referência. Aquela realidade [apresentada nos filmes] não ocorre nem no Sul e nem no Rio, não naquela proporção.

Então, cada vez que uma rede estrangeira vem aqui fazer algum documentário desse porte, fico receoso com o que estão mostrando. Alguém já se perguntou qual é a realidade em países como a Colômbia, por exemplo. Será que aquela imagem de selva, cidades em ruínas e traficantes fortemente armados por todos os lados, andando em seus Jeeps como loucos, é o que realmente se passa naquele país.

O documentário da CNN será reprisado neste sábado (2/12), às 13h e 18h, e no domingo (3/12), às 18h. Vale a pena checar qual é a imagem que os gringos estão passando de nós.

Só espero que não seja a de cariocas que passam o dia na praia e levam a vida a base de choop. Pois, na verdade, nem os próprios cariocas levam a vida assim.

Lembre-se daquele velho ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

3 comments:

Gabriela Zago said...

Infelizmente, não tenho TV a cabo aqui comigo. Mas procurarei algum vídeo sobre o documentário no YouTube :P hehe
A imagem que passam do Brasil é sempre distorcida, e sempre gera polêmica. Lembra do caso do episódio de Os Simpsons? A Embratur ameaçou processar os criadores do desenho, e até a ameaça de processo ("só os brasileiros mesmo para quererem processar um desenho animado") se transformou em motivo de piada para os americanos!
Acho que caberia ao próprio país fazer um esforço para mudar a imagem que passam dele no exterior...

Anonymous said...

Olá

Assisti todos os episódios do Eye on Brazil, e posso afirmar que foi a coisa mais negativa e revoltante que já vi de nosso país. Escrevi várias cartas à CNN, criticando o jornalista Jim Clancy. O programa praticamente só mostrou favelas e tiroteios. A cidade de São Paulo apareceu apenas durante cerca de 1 segundo e meio durante uma entrevista com Marta Suplicy. O resto foi miséria e favelas no Rio de Janeiro e em Vigário geral. Destaque também para uma crítica severa contra o bolsa família (como se o Brasil fosse "inimigo" dos EUA). Foi um documentário feito para destruir nossa imagem, e o que é pior, patrocinado por empresas brasileiras, como os correios.

José Henrique
trabalhosgv@hotmail.com

Fernando Diniz said...

Eles estão com um programa chamado "Eye on China" também. Vi alguns documentários sobre o Brasil na CNN, mostrava a favela da rocinha e algumas poucas pessoas que através de esforços pessoais e ações de ONGs conseguiam "subir" na vida. Esse epsódio até que não estava muito longe da realidade...