Thursday, September 14, 2006

Novos livros de comunicação são adquiridos pela biblioteca da Ecos

A biblioteca da Escola de Comunicação Social (Ecos) adquiriu mais de 20 novos livros. Os alunos podem contar, agora, com várias obras relacionadas à fotográfica digital, como o Manual de Fotografia Digital, de Tim Daly, com exemplares recentemente lançados, como Teoria do Jornalismo, de Felipe Pena e, ainda, com 1984, o mais famoso romance de George Orwel. As outras publicações tratam de semiótica, cinema, Internet, tevê e rádio.

Os leitores que gostam de clássicos best sellers têm a oportunidade de ler 1984, de Orwel, que conta a história de um mundo dividido em três super-estados. A obra, que solidificou o autor, retrata uma grande guerra disseminada entre esses estados.

O livro de Pena, inovando em estilo científico, é escrito em primeira pessoa e introduz, de forma didática, a história do jornalismo, trata de suas teorias e sugere algumas estratégias para os profissionais atuarem de forma responsável e cívica. A leitura de Teoria do Jornalismo é muito agradável e aconselhável para todos os alunos do curso que têm interesse em entender o funcionamento dos veículos e do porquê das notícias serem como são.

A monografia de Sylvia Moretzsohn virou livro, tamanha forma que ela questiona o tratamento das notícias na Internet versus a velocidade de suas veiculações. A obra da autora, Jornalismo em Tempo Real, alerta para as novas tendências de como se fazer jornalismo, ou mostrando como não se fazer. Ainda, tratando-se de Internet, chega o livro de Sérgio Amadeu da Silveira que fala da miséria na era da globalização. Sua obra, Exclusão Digital, coloca as estratégias para a inclusão digital em setores desfavorecidos da economia atual.

A rádio Jovem Pan tem sua história contada em Jovem Pan: a voz do rádio, de Álvaro de Farias. O radialista conta como a antiga rádio Panamericana se modernizou e sobreviveu no mercado. O conhecimento no rádio é importante para quem deseja fazer telejornalismo que pode contar, também, com a obra Jornalismo na TV, de Olga Curado, que conta o cotidiano desses profissionais. Assim, como os alunos que gostam da arte do cinema que em Cultura da Mídia, de Douglas Kellner, podem adquirir conhecimentos sobre métodos e análises da cultura contemporânea nos filmes.

A fotografia teve uma parcela importante na aquisição dos novos livros. Obras específicas para trabalhos em fotografia digital foram adquiridas. Isso contribui para o aprendizado do aluno, que pode se manter atualizado nas novas tendências tecnológicas. O título Fotografia Digital, de Júlio Preuss, ensina técnicas para a compra do equipamento certo e de como deve ser feita a impressão das fotos. Phoyoshop CS, de Scott Kelbv, tráz explicações para ferramentas do mais famoso aplicativo para o tratamento e manuseio de imagens da atualidade. Outra obra que também fornece segredos do Photoshop é Fotolog e Fotografia Digital, de João Vicente Costa.

Os livros da biblioteca são adquiridos através dos pedidos dos professores. Assim, sempre que o aluno não encontrar um livro, deve pedir ao seu professor que o solicite a sua escola. A dica é dos funcionários da biblioteca, que orientam sempre os alunos para procurarem os professores e a escola quando os livros buscados não são encontrados. As obras são adquiridas, geralmente, nos inícios dos semestres.

Outras obras estão para chegar à biblioteca. Então, por favor, como diz o comercial da MTV: "desligue a tevê e vá ler um livro!"

Obras adquiridas no 2º semestre de 2006
1984, George Orwel
A Arte da Fotografia Digital, André Luis de Alvarenga
A Notícia na TV, Olga Curado
A Religião das Máquinas, Erick Felinto
A Sociedade em Rede, Manuel Castells
Cinema Brasileiro Hoje, Pedro Butcher
Cultura da Mídia, Dougla Kellner
Escola de Fotografia, José Antônio Ramalho e Citché Palacin
Exclusão Digital, Sérgio Amadeu da Silveira
Fotografia Digital, Júlio Preuss
Fotolog e Fotografia Digital, João Vicente Costa
História da Sociedade da Informação, Armand Mattelart
História e Fotografia, Maria Eliza Linhares Borges
Interação e Sentidos no Ciberespaço e na Sociedade, Compós vol. 2
Janelas do Ciberespaço, André Lemos e Marcos Palácios
Jornal Nacional: a notícia na TV, Memória Globo
Jornalismo em Tempo Real, Sylvia Moretzsohn
Jovem Pan: a voz do rádio, Álvaro Alves de Farias
Manual da Fotografia Digital, Tim Daly
O Tempo das Tribos, Michel Maffersoli
Photoshop CS, Scott Kelby
Semiótica Aplicada, Lúcia SantaellaTeoria do Jornalismo, Felipe Pena

2 comments:

Gabriela Zago said...

Dá vontade de ler todos os livros :P

Andréia Pires said...

bacana, Giba! bjão!