Friday, October 26, 2007

O anoitecer no paraíso natural e da prostituição infantil

Os animais têm um sentido que controla o organismo e que determina quando se está com sono e é a hora de ir dormir. Esse sentido está relacionado diretamente com a luz do dia. Por isso, os passarinhos passam a cantar no início do dia quando os primeiros raios solares surgem. Acontece que tal fenômeno interfere também no homem. Fui perceber isso nessa semana que estive muito mais ao norte do local de onde vivo.
Na verdade, aproveito essa breve explicação para contar um pouco do lugar que estive nessa última semana e a questão do horário do anoitecer foi o que mais estranhei. Estive em Recife a trabalho, já fazia algum tempo que deveria ter ido e nem iria dessa vez. Mas, “infelizmente” tive que ir no lugar de outra pessoa. A Gabi já havia inclusive me cobrado num comentário uma postagem sobre a minha ida na última vez que eu deveria ter ido e que acabou que não fui.
Enfim, em Recife anoitece às 17h30min. Nesse horário é noite fechada já e ainda se está trabalhando. Mas, um pouco antes disso você passa a sentir um sono fora de hora e só percebi que estava relacionado com a luz do dia depois que vi que ocorria todos os dias. Seja por isso ou não, uma cidade que anoitece tão cedo tem uma rotina totalmente diferente. Por lá, em contrapartida, amanhece pouco depois das 4h. Isso faz com que as pessoas iniciem os seus afazeres muito cedo. Então, se você for para Recife, acordar as 6h da manhã e notar que a praia de Boa Viagem está lotada não se assuste, pois é assim todos os dias.
Boa Viagem é a praia mais famosa de Recife, tem prédio realmente milionários que se contrastam, à noite (18h), com a pobreza de pessoas que vivem na rua. Mas, isso ocorre em todos lugares também. Só que lá existem coisas tristes que não estava acostumado a ver. Como a prostituição infantil que tem nesse bairro famoso a sua maior clientela.
O engraçado de Boa Viagem é que você encontra aquele mundo de gente, num calor acima de 30 graus, num mar verde que se funde ao azul do céu no horizonte, e não vê ninguém entrar na água. O problema é que a praia está repleta de placas indicando a proibição de se entrar no mar por culpa dos tubarões. Ouvi diversas histórias de pessoas que perderam seus membros ou morreram em ataques que lembram o filme Tubarão. Mas, sem dúvida nunca havia estado num lugar tão perfeito para se praticar uma caminhada, parar a beira mar sob uma imagem paradisíaca e uma brisa refrescante como na praia de Boa Viagem.
Falando em brisa, quando cheguei lá percebi que havia um vento e tal ventou não parou, aumentou ou diminuiu em nenhum momento. Parece que alguém ligou um ventilador e o deixou ligado numa rede elétrica extremamente estável, pois a velocidade do vento não varia nunca. E que bom que existe tal vento, pois se você parar em um local protegido dele, pode ir se preparando para uma sensação térmica acima dos 40 graus.
Voltando ao Tubarões, parece que eles não existiam em Boa Viagem antes. Pelos relatos que tive por lá, de nativos e sem comprovação cientifica nenhuma, os tubas se mudaram para Boa Viaem depois da construção do Complexo Industrial e Portuário de Suape que foi o que me levou até o Nordeste brasileiro. Mas, isso será tema da minha próxima postagem. Assim como uma outra que falarei de Porto de Galinhas que foi o lugar mais lindo que já estive. Parece que se está no paraíso e olha que eu nem gosto(ava) de praia.

0 comments: