Friday, June 22, 2007

Internet democratiza ou exclui?

As novas tecnologias permitem uma gama extraordinária de opções para a democratização da informação. As informações disponíveis na rede podem ser acessadas de qualquer local e isso contribui para que as pessoas tenham um acesso a informações que antes eram impossibilitadas devido às restrições geográficas. Ainda relacionado às novas, existem espaços na Web que possibilitam a veiculação de opiniões de quaisquer pessoas. Ou seja, passa a existir na rede um novo espaço de discussão. Mas, essas possibilidades me parecem ser de consentimento da maioria. No entanto, a grande questão é se essas novas possibilidades de democratização da informação realmente podem ser consideradas verdadeiras ao levarmos em conta a Exclusão Digital que há na maioria dos países, principalmente os em desenvolvimento como é o caso do Brasil.

Passo a abordar um pouco desse tema estimulado pela aula de hoje do Site do Pós que estou participando, onde a professora Blog da Raquel deixou após a sua brilhante explanação que partiu da discussão da sociedade e a Pós-modernidade falando da era da informação e deixou as seguintes questões:

1. Apesar de novas potencialidades democráticas, as TCIS apresentam o sério problema da exclusão digital da sociedade da informação.
2. A exclusão digital é também exclusão da economia digital.
3. A valorização da informação como capital total.
4. A apropriação das tecnologias como forma de uso influencia o modo através do qual as tecnologias são criadas e desenvolvidas.
5. Questão da educação a distância X apropriação.
6. Questões políticas e sociais do digital. Novas possibilidades e novos problemas.

A partir do que venho estudando em Comunicação há alguns anos, posso já concluir que a Internet realmente possibilita tal democratização da informação. Penso que a rede permite a criação de espaços para que cidadãos comuns coloquem para o grande público seus pontos de vista e que a partir daí surjam espaços de discussão. Como é o caso dos blogs e dos seus comentários. Os veículos de comunicação tradicionais, como a Folha de S. Paulo por exemplo, tentam cada vez mais poder contar a participação dos seus leitores. Como agora que eles passam a utilizar a mesma estratégia que o Terra usou com o VC Repórter para garantir a sua audiência. Sim, agora há um espaço no site da Folha Online para se enviar textos e imagens relatando fatos para que sejam publicados junto do conteúdo do jornal. Há ainda o site G1 da rede Globo que permite com que seus visitantes façam comentários em algumas notícias, abrindo o espaço para discussão.

A partir de todas essas possibilidades parece inquestionável que a Internet veio para democratizar a informação e permitir a participação coletiva da discussão dos temas do cotidiano. Então, a Internet seria o que viria para tornar a Liberdade de Expressão possível a qualquer cidadão.

Mas, conforme colocado pelas questões explanadas pela professora, precisamos ser ainda mais críticos, visto que poucos têm acesso a computadores e ainda menos pessoas a Internet. Sendo assim, passo a me perguntar o que acredito também ser questionado por um grande grupo de pessoas que estudam a Comunicação

Concordando que a Internet seja o novo espaço para a discussão pública:

1. Se os temas de relevância para a sociedade passam a ser discutidos na rede, não se estaria excluindo da discussão pública todas as pessoas que não têm acesso ao mundo digital?
2. Já que para ter acesso à informação é necessário de ter acesso à rede, não se estaria excluindo ainda mais essas pessoas sem contato com a Internet do acesso a informação?

A partir disso, tenho algumas conclusões iniciais. Em minha opinião, para que essa democratização da informação na rede seja algo realmente possível é necessário que todos tenham acesso à rede. A partir daí teríamos realmente um espaço onde as pessoas poderiam publicar suas opiniões e participarem de discussões públicas. Vejo também que a rede o acesso à Internet se torna cada vez mais crucial para que se tenha acesso às informações necessárias para nossas vidas profissionais. Por essa razão, as pessoas que não têm acesso à Internet passam a ser ainda mais excluídas das informações necessárias para suas vidas.

Então, a possibilidade de democratização da informação na rede, no meu entender, passa a ser mais uma forma de exclusão social. Ou seja, o que deveria democratizar exclui ainda mais.

1 comments:

Gabriela Zago said...

A Internet é democrática para aqueles que dela já façam parte, mas essa (falsa) democracia acaba acentuando ainda mais o abismo entre os que têm ou não acesso à rede. Essa discussão é interessante. Pena que não temos aulas assim na graduação :T

Usando um argumento ad absurdum, mas... a televisão também não atingia todos os lares poucos anos após ter surgido, e isso não impediu que algumas décadas depois ela se tornasse para alguns mais essencial que uma geladeira. Iniciativas como o PC popular ou centros de acesso em bairros poderão contribuir para a inclusão digital. Mas acho que ainda vai levar muito tempo até que a web seja realmente democrática (no sentido de todos, ou quase todos, terem ao menos a possibilidade de acesso a qualquer tempo).

--

E um complemento à informação: o G1 tem o VC, que é praticamente a mesma idéia do vc repórter (imita até o nome), só que mais punk :P Dá até para mandar relatos de avatar de Second Life.