Sunday, May 27, 2007

Microsoft Office 2007 de cara nova

O novo Office da Microsoft está com uma cara totalmente nova. Há algumas semanas que venho utilizando a nova versão dos aplicativos do pacote 2007 e já posso dizer que melhorou muito. O número de novidades e mudanças é tão grande que no início parecia que estava migrando para um novo software, em que as ferramentas eram todas diferentes, e que confesso ter tido um pouco de dificuldade em usá-lo. Mas, logo em seguida me adaptei com as formas de acesso às ferramentas já existentes nas versões antigas, só que agora com melhor usabilidade, e passei a conhecer as novidades.

O novo layout está muito mais clean e funcional. As barras de ferramentas funcionam no mesmo sistema de abas, provavelmente migrados do Firefox e que também já estavam presentes na versão 7 do IE, e seu acesso é muito mais rápido. Nesse aspecto de acesso às ferramentas, a novidade que mais me chamou a atenção foi quanto das funções de formatação de texto. Agora, baste selecionar-se o texto a ser formatado e passar o mouse por cima da se seleção, parando um pouco acima do que foi selecionado, que vai surgindo em transparência uma barra de ferramentas com botões de negrito, itálico, parágrafo, fonte, e todas as outras opções de formatação de texto (Veja figura acima). Ou seja, para quem utilizava os botões das barras de ferramenta para formatar o texto, não é mais necessário mover-se o mouse até em cima e mudar o ponto de visão do texto para a parte superior da tela.

Outra novidade muito boa é que ao se formatar um texto, para se escolher a formatação, ficou mais fácil de visualizar a sua escolha. Pois, você seleciona o texto e vai passando o mouse por cima da nova formatação a ser usada e vai trocando automaticamente a cada uma das opções. Por exemplo, se você quer escolher uma fonte, basta selecionar o texto, clicar na seta para abrir as fontes disponíveis e conforme vai passando com o mouse por cima das fontes ela vai trocando para que você visualize a que virá a escolher (Veja figura acima). Criar-se estilos e utilizá-los também se tornou muito mais fácil com esse sistema de abas e de passar o mouse para escolher qual deseja usar (Veja figura abaixo).
O sistema realmente está com várias novidades que aconselho o upgrade para quem utiliza as versões anteriores. Falando em outras versões, fica uma dica para quem precisa enviar arquivos para outros destinatários que é quanto ao formato de arquivo que não funciona em versões anteriores do Office. Então, se irá enviar algum arquivo aconselho que salve escolhendo uma versão anterior, pois se a pessoa não possuir o Office 2007 e você não fizer isso, o arquivo não irá abrir.

A grande novidade para os blogueiros é que agora o Word tem a opção de escrever-se para postar direto no blog e que basta dar-se alguns cliques que já está no ar. Nessa questão o que me chamou a atenção foi à fidelidade da formatação com o que se está no software de edição com o que vai pro ar, já que em outros sistemas tive grande dificuldade em acertar as fontes e espaçamentos. No Word funcionou tudo corretamente e nenhuma formatação foi alterada. Está postagem, por exemplo, foi feita direta do Word.

Pode ser que com o novo Office eu venha a manter o blog mais atualizado, já que ficou ainda mais fácil postar :p

0 comments: