Monday, November 19, 2007

Incopy possibilita a escrita coletiva na diagramação de veículos impressos e online

A escrita coletiva é um tema que está em pauta desde que as ferramentas da Web passaram a propiciar essa possibilidade. Os computadores em rede possibilitam essa escrita através de sistemas Wikis, como o Google Docs ou o Zoho. Mas, esse elemento pode ser aproveitado também em redações de jornais e revistas desde que os computadores estejam conectados entre si. Mas, o que está em questão não são sistemas como esses citados, mas como o Incopy da Adobe que trabalha integrado com todos os outros softwares da desenvolvedora.
A partir de hoje, estou implantando o sistema na redação da revista em que trabalho e o principal motivo é para, além de agilizar o processo, resolver aqueles problemas que todos os diagramadores se queixam, da falta de texto ou de texto em excesso numa matéria que está sendo diagramada.
O software de diagramação que utilizamos é o InDesign e nele é possível ter uma integração perfeita entre Photoshop Ilustrato e esse Incopy. O Incopy é um sistema bem mais leve que pode ser instalado em máquinas inferiores, o que é importante destacar por normalmente os computadores dos repórteres e revisores não possuem grande performance. Então, o diagramador irá produzir sua página, definir os espaços para textos e imagens seguindo o espelho do editor gráfico. Feito isso, ele irá compartilhar os arquivos para que repórteres e revisores façam suas alterações em suas próprias máquinas. Eles têm acesso apenas aos textos dos arquivos e lá podem escrever e alterar o texto que desejarem.
O legal é que tudo que vai sendo feito fica registrado em uma History List e todos podem acompanhar o processo, inclusive os diretores da empresa jornalística que podem ver o que está sendo produzido.
Então, a partir desse sistema os colaboradores da empresa passam a trabalhar mais integrados na produção de uma mesma matéria, onde todas as funções passam a ser percebidas por todos no momento em que está sendo produzida a reportagem. Pois, o Incopy permite que todos trabalhem ao mesmo tempo num mesmo arquivo.
Certamente, isso poderia ser visto mais como um produto para melhorar o processo de produção de uma empresa. Mas, vejo que há uma certa melhoria no processo de construção de conteúdo, pois o material passa a ser produzido em conjunto e com a colaboração de outros e tudo fica registrado permitindo se ter um histórico do processo.
O sistema é bem simples e não é necessário conhecimento algum de programas de diagramação para utilizá-lo. Em poucos minutos se treina alguém para sua utilização.
Conforme formos obtendo resultados vou postando por aqui. Pois, nossa intenção é mais do que melhorar o processo e sim a qualidade da informação que está sendo passada. Com maior sincronia entre textos e imagem.

0 comments: