Nesta última semana presenciei o resultado do fim de uma categoria de comunicadores. Falo do fim da mídia externa na cidade de São Paulo. Os painéis, outdoors e fachadas das empresas tiveram de se adequar à nova lei e foram retirados para não causar poluição visual na cidade. Realmente, a lei parece ter sido respeitada por quase todos, pois você não veria mais nenhuma mídia desse tipo nas ruas da capital paulistas não fosse a manutenção de uma única fachada que me soou como um afronto a qualquer brasileiro. As fachadas dos Mac Donald’s continuam lá “intocáveis”.
Agora, surgem duas questões que devemos dar atenção. Qual será afinal o interesse em eliminar a publicidade de São Paulo? Terá mesmo sido pelo motivo da poluição visual? E a grande questão é “Porque o Mac Donald’s continua lá?”.
Outra coisa, nesse assunto, que me chamou a atenção é que todas as propagandas sumiram. Mas todos os painéis (no sentido físico) continuam lá caindo aos pedaços, pois eles não têm mais manutenção. Isso, me gerou um questionamento e uma suposição. Primeiro, por que a prefeitura paulistana não mandou tirar as estruturas também e a suposição está ligada, exatamente, a esse questionamento. Irá a própria prefeitura explorar comercialmente esse espaço?
Mas, então o que vi foi uma cidade nua e com todas as suas “defeituosas saliências” à mostra. Um exemplo disse é quando passei por uma favela que antes ficava escondida atrás dos painéis. Está certo que não devemos deixar de olhar, mas que a cidade está mais feia está. Seja por favelas ou prédios mal cuidados.
Então, é só aguardar para vermos onde isso vai parar e, principalmente, se o Mac Donald’s muda também. Pois não podemos deixar que as nossas empresas (brasileiras) sejam regulamentadas por regras anticonsumistas enquanto as estrangeiras são protegidas.
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